sexta-feira, 4 de maio de 2012

Oráculos: SER ou ESTAR ??


Primeiro post do novo blog! Um início e, sendo assim, nada melhor que começar do (meu) principio básico a respeito de oráculos.

Como bem aprendi há muito tempo atrás com o meu professor tarô, Nei Naiff, existem dois tipos de oráculos, o do SER e o do ESTAR. O primeiro é de fora pra dentro, não leva em consideração o seu livre arbítrio, como a astrologia; o segundo é de dentro pra fora, leva em conta seu livre arbítrio, como o Tarô.

Muito bem, e o que o exposto acima significa? Significa basicamente que, nos oráculos de SER a sua vontade não conta, o que tem que acontecer irá acontecer. Já nos oráculos de ESTAR a sua vontade/decisão é determinante no que virá.

Talvez alguns perguntem “então se um oráculo de SER disser que vou perder meu emprego, irei perder? Não há nada a fazer?”. A resposta é um sonoro NÃO! Porque oráculo nenhum te sentencia a coisa alguma, ele sempre te dá opções. Por exemplo: um trânsito/progressão complicado de Saturno vai te trazer dificuldades, fato, agora o grau dessas dificuldades se será 2.X ou 7.X dependerá de muitos fatores, astrológicos, sem dúvida, e também em como você irá reagir ao tal trânsito. Ai, talvez, alguém pergunte “Ué? Mas você disse que minha vontade não contava em um oráculo de SER?!”. Respondo de novo, se considerarmos que sua vontade será a força geradora da sua ação, ela conta sim para o resultado final! Ela só não impede o problema de acontecer, porque ele foi sinalizado de fora pra dentro, agora como ele irá acabar, é outra história, afinal, não somos meros joguetes na mão do Universo... Como me disse um amigo, grande astrólogo, uma vez “Os planetas inclinam, mas não determinam”, e eu digo que isso vale para os dois lados, positivo e negativo.

O ponto chave dessa discussão toda é um só, a mais sábia utilização de um oráculo não é apenas saber o que vai acontecer e sim como melhor aproveitar o que irá acontecer, se apoiar nas tendências anunciadas, nadar a favor e não contra a maré. Se você está num exemplo como o citado acima, um trânsito problemático de Saturno, ou ainda com um belo arcano XVI – A Torre, fechando seu jogo, tem duas opções, assumir a posição de “danou-se!”, cruzar os braços e esperar o problema se materializar (e creia, ele vai!), ou pode agir de forma coerente com as tendências e, no mínimo, diminuir sensivelmente os efeitos negativos.

Isso ocorre com qualquer oráculo, a sentença é você quem dá, pois o resultado depende de uma só coisa, a sua ação. Nenhum planeta, arcano ou carta poderá substituir isso.

Pax et Lux


1 comentários:

Que excelente inicio Pat, com abordagem direta, clara, transparente e rica. Bem tua cara! Parabéns e sucesso queridona!

Nivia Peggion

Postar um comentário