Lenormand


O baralho cigano, ou Petit Lenormand, nada mais é que cartomancia francesa, pois igualmente derivou-se das Sibilas dos salões, tanto que, sua criadora (há controvérsias a respeito dessa autoria), Marie Anne Adelaide Lenormand (1772-1843), mais conhecida como Madame Lenormand se autointitulava a “Sibila dos Salões”. Corre a lenda (não comprovada) que ela foi cartomante de Napoleão e sua esposa Josefina.

Embora continue sendo, por definição e história, cartomancia e uma autêntica sibila, o Petit Lenormand é um baralho que adquiriu vida própria e fama mundial, merecendo um espaço próprio. É hoje um baralho muitíssimo utilizado em vários países, chamado de baralho cigano, pois foi incorporado às práticas oraculares ciganas, porém não se engane, ele não criado por esse povo nômade, a própria simbologia das cartas deixa isso muito claro, toda a sua iconografia remete a era vitoriana. É uma sibila francesa.

Mas, isso não tira o charme e a usabilidade do baralho, como toda boa cartomancia, ele vem de um universo feminino, sem maiores pretensões espirituais ou psicológicas, ele remete aos fatos, aos eventos, e não a elucubrações profundas.

Possui a fama de fofoqueiro, como o é qualquer sistema cartomântico, exatamente por isso, por se ater ao mundo da forma, da manifestação, o “ele liga”, “você vai viajar”, “você receberá uma nova proposta de emprego” e assim por diante.

Tendo sido o baralho criado na Europa, sua significação natural, primária, segue o padrão do povo que lá vivia, no entanto, um processo interessante se criou no Brasil, associando alguns ícones a entidades de umbanda, dando, muitas vezes, ao Petit Lenormand um novo significado. Por exemplo: A carta 21 – A Montanha, em seu significado original, europeu, significa obstáculos, impossibilidade. Já no Brasil, associado a Xangô, deus das pedreiras e da justiça, ele adquiriu o significado de força e apoio.

Não cabe a mim, aliás, creio que a ninguém, discutir qual é o sistema certo, pois já vi ambos em uso e ambos funcionarem... Eu particularmente sigo a escola europeia, me mantenho fiel a simbologia original das cartas, dentro do contexto ao qual foram concebidas.

O baralho cigano é um excelente instrumento, um oráculo perfeito ao que se propõe, preciso, sem maiores delongas, responde de forma objetiva e direta a qualquer questionamento, fornece detalhes, como todos os outros, porém o seu grande trunfo está em sua precisão, que é praticamente cirúrgica.