quarta-feira, 23 de maio de 2012

O Círculo dos Arcanos Maiores


Quando se fala em Tarô para as pessoas, logo lhes vem à cabeça os 22 arcanos maiores, alguns (e não são poucos) sequer tem noção da existência dos arcanos menores. De fato, não há jogo de tarô sem os arcanos maiores, embora possa existir sem os menores.

Clique para ampliar
Sendo assim, vamos partir dos arcanos 0 a XXI, do Louco ao Mundo. Particularmente, vejo a estrutura simbólica dos arcanos maiores em forma de círculo, como na foto ao lado. No topo, ápice do "círculo", está o Louco - Arcano Sem Número, é ele quem segue a rota do caminho do tarô, através de (e mesclando-se a) todos os outros arcanos, até o Mundo, onde finalmente volta a ser o Louco, e tudo começa mais uma vez.

Se excluirmos duas cartas, O Louco e Os Enamorados, arcanos 0 e VI, restam 20, que, se repararmos bem, se dividem em grupos de 5 - do Mago ao Hierofante; do Carro a Roda da Fortuna; do Pendurado a Torre; da Estrela ao Mundo. Cada um desses grupos tem características peculiares entre os arcanos que os compõem. Gosto muito da divisão de Nei Naiff, que os chama, respectivamente de Caminho da Vontade, Caminho do Prazer, Caminho da Dor e Caminho da Esperança (arcano XVII) e da Evolução (XVIII ao XXI).
  
As duas cartas deixadas de "fora", a meu ver, são as mais importantes dentro do tarô, pois marcam o momento em que "tudo acontece", o resto (com todo o respeito, apenas a título de ilustração didática) se torna meio consequência. Explico: sendo o Louco o momento mais glorioso da jornada, um total mundo de desejos, crenças, ações e possibilidades, o ponto inicial da jornada, antes mesmo do início, simplesmente no SER, tudo se torna crível E possível. Já os Enamorados por sua vez expressa à escolha, o momento em que toda a potencialidade do Louco é definida no "vai pra lá ou pra cá?"... Teremos a partir daí, os desdobramentos cabíveis, nossa escolha foi a mais correta? Seguimos pra determinado grupo de Arcanos. Erramos? Vamos pra outro e assim sucessivamente.

Clique para ampliar
Idealizei esta disposição em circulo, porque ela evidencia outros pontos interessantes, o primeiro e mais óbvio, é a oposição que se forma entre o Louco e o Enforcado, pois enquanto o Louco é liberdade e desprendimento, o Enforcado é prisão e apego. Podemos aqui fazer a alusão da ação versus inação, porém, aos olhos atentos, o arcano XII, embora limitado no mundo físico é absolutamente livre no mundo espiritual, porque escolheu sacrificar-se (escolha, que nos remete aos Enamorados, que por sua vez tem o potencial do Louco, lembram?), podemos então tecer outra consideração, a vida do Louco, externamente, efervesce, enquanto o mesmo processo ocorre de forma inversa no Enforcado, neste é a vida interior que está em ebulição. A própria simbologia do arcano XII no Rider Wayte revela isso, basta observar o halo que se forma em torno da cabeça da figura do Enforcado.

Clique para ampliar
Outra coisa interessante a ser observada nesta figura é o triângulo que se forma no eixo Louco - Enamorados - Estrela. O triângulo, forma geométrica que remete ao "divino", aos poderes que vem de cima, dispostos dessa forma evidenciam claramente a sequência mais "correta" (a título de ilustração e desconsiderando necessidades/momentos pessoais) a ser seguida no caminho do Tarô, ou seja, nasce a possibilidade no Louco, se faz a escolha correta nos Enamorados e, dessa forma, segue-se diretamente pra Estrela... Sem transitar pelos outros arcanos, sobretudo os não desejados do Caminho da Dor.

Sendo assim, o que temos? A centelha divina expressa no Louco, a transição/principio que se encaminha para o livre-arbítrio expresso nos Enamorados (sou sábio o suficiente? Aprendi a minha lição a respeito do tema o qual farei minha escolha?) e consequente resultado final positivo simbolizado na Estrela, plantamos o melhor e, sendo assim, colheremos os mais perfeito frutos.

Clique para ampliar
Mas, e se eu escolher errado? Ora, estamos num circulo, não há começo nem fim (apenas transições), milhares de rotas são possíveis e, se fizermos uma má escolha, encontraremos iluminação no Enforcado, aprenderemos sobre isso e seguiremos em frente, rumo a Estrela, ao Louco e aos Enamorados, mais uma vez.

É a Roda, que não pára de girar!


Pax Et Lux

0 comentários:

Postar um comentário